quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Perigo das Seitas...

João 8:31
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
João 8:32
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


Seitas & Heresias.

Do livro de Tárcito da Gama Leite
Resistindo a Tempestade das Seitas.

Kurt keintath apresentou oito criterios para se descobrir o que é uma seita: Historico, sociológico, psicológico, jurídico, eclesiático,social, missionário e bíblico. No entanto, não se podem aplicar todos a uma só seita nem a todas elas, com a mesma intensidade. Entretanto, esse critérios auxiliam o cristão a reconhecer as seitas existentes hoje.

CRITÈRIO HISTÒRICO - A seita é como um ramo que se desprendeu da árvore; originou-se como um protesto contra aquilo que considera errado na igreja mãe. A seita, através do tempo e do espaço, pode ir perdendo sua agressividade e seu radicalismo e por isso pode sofrer uma nova cisão.

CRITÉRIO SOCIOLÓGICO - Enquando a igreja está aberta a todos, sem distinção, a seita destina-se a um grupo selecionado de pessoas inconformadas com o mundo, coprometidads com a santidade, impondo-se uma conduta muito exigente. A seita dispensa a hierarquia e a tradição; a seita apresenta uma comunidade de leigos e de líderes carismáticos.

CRITÉRIO PSICOLÓGICO - As idéias sectárias atingem mais as pesonalidades sugestionáveis, instáveis, sem fundamentos doutrinário e sem sentido crítico. por outro lado, as seitas visam a atingir nescessidades psicológicas imediatas e eternas, sendo comunidades acoçhedoras, enfatizando as experiências espirituais mais intensas e as certezas face às duvidas.

CRITÉRIO JURÍDICO - Diante da constituição, há liberdade religiosa incondicional, a menos que prejudique as pessoas, infringindo alguma lei. Diante do Direito Civil, as seitas podem reunir-se livremente, divulgar suas crenças, evangelizar, adquirir bens móveis e imóveis, com fins beneficentes culturais e sociais. Entretanto, qualquer membro de igreja que se filiar a uma seita perde seus direitos como membro da igreja, é excluido da comuniodade, quer seja essa católica, luterana, presbiteriana, ortodoxa, batista ou pentecostal.

CRITÉRIO ECLESIÁTICO - As seitas denominadas cristãs, em sua maioria, praticam o batismo por imersão, e que vai de encontro à doutrina católicaromana, mas não contra a doutrima de muitos grupos evangelicos. A comunidade das seitas é composta somente de santos, segundo eles. Não aderem ao ecumenismo, não são abertos ao diálogo com outros grupos crisãos.

CRITÉRIOS SOCIAL - As seitas separam-se radicalmente do mundo, tanto que os problemas que aflingem a humanidade(parece que)não afetam seus membros. Vivem isolados socialmentes. A beneficência parece restringir-se á própria comunidade.

CRITÉRIOS MISSIONÁRIO - Não buscam os incrédulos; as igrejas e comunidades evangelicas são o seu terreno fertil para a colheita de adeptos. A motivação de seu zelo missionário diverge do sentimento que as igrejas possuem ao difundirem o evangelho de Jesus Cristo. Seus apelos falam do fim do mundo, da volta de Cristo e da vida cheia do Espírito Santo, do afastar da sociedade.

CRITÉRIOS BÍBLICO - Para as seitas, as igrejas pederam o sentido autêntico e o conhecimento verdadeiro das escrituras. Criticam a exegese bíblica e não admintem os gêneros literários na interpretação das Escrituras. São fundamentalista. Isso se refere às seitas que se originaram de igrejas e denominações cristãs.Entretanto, muitas seitas conefrem a mesma importância aos escritos e à interpretação de seus líderes e fundadores. Costumam isolar textos de seus contextos utilizando-os para solucionar seus problemas e dúvidas. Os evangélicos de todos os grupos possuem uma visão global das escrituras, considerando a Bíblia como a Palavra de Deus, centrada em Jesus Cristo; utilizam-se dos recursos fornecidospela hermenêutica e pela exegese bíblica para a melhor compreensão do texto e do contexto, pois a Palavra não pode ser interpretada sempre ao pé da letra, ou de forma puramente literal.

Leitura da Bíblia.
HEBREUS 13.9
Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.

MATEUS 26.41
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Efésio 4:14,15
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente;
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos, em tudo, naquele que é a cabeça, Cristo.

Isaías 55:6
Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-o, enquanto está perto.

Obs: este são o sinal da volta do senhor Jesus Cristo que vem busca sua Igreja.

Mateus 7:13,15
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho, que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho, que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário