quinta-feira, 5 de agosto de 2010

BREVE HISTÓRIA DE WILLIAM JOSEPH SEVMOUR.

Seymour vai a Los Angeles



William J. Seymour, líder do Avivamento da Rua Azusa.


Em 1905, William J. Seymour, 34 anos, filho de ex-escravos, foi um estudante do notório pregador pentecostal Charles Parham e pastor interino de uma pequena igreja de santidade em Houston, Texas. Neely Terry, uma mulher afro-americana que participou de uma pequena igreja pastoreada por Julia Hutchins em Los Angeles, fez uma viagem para visitar alguns familiares em Houston ao final de 1905. Esta em Houston, visitou a igreja de Seymour, de onde ele pregou que o batismo no Espírito Santo era acompanhado com o falar em línguas, porém nem ele mesmo havia experimentado essa experiência, Terry ficou impressionada com o seu caráter e mensagem. Uma vez em casa na Califórnia, Terry sugeriu que Seymour foi enviado para falar na igreja local. Seymour recebeu e aceitou o convite em fevereiro de 1906, ele recebeu ajuda financeira e uma benção de Parham por sua visita de um mês.
Seymour chegou a Los Angeles em 22 de fevereiro de 1906, e em dois dias estava pregando na igreja de Julia Hutchins na esquina da rua Nona com avenida Santa fé. Durante seu primeiro sermão, ele pregou que flar em línguas era a primeira evidência bíblica de entrada no batismo no Espírito Santo. No domingo seguinte, 4 de março, ele voltou a igreja e soube que Hutchins havia fechado porta com cadeado. Os anciãos da igreja não aceitaram o ensinamento de Seymour, principalmente porque ele não havia experimentado nenhuma benção de que estava pregando. A condenação de sua mensagem também veio da Associação da Igreja de Santidade do Sul da Califórnia, com a qual a igreja estava fialiada. Entrtanto, nem todos os membros da igreja de Hutchins rejeitaram o ensinamento de Seymour. Ele foi convidado para hospedar-se na casa de um membro da congregação de Edward S. Lee, e alí ele começou a fazer estudos bíblicos e reuniões de oração.

Rua Bonnie Brae


Seymour e sua esposa, Jennie.

Seymour e o seu pequeno grupo de novos seguidores se mudaram para a casa de Richard e Ruth Asberry, na rua Bonnie Brae Norte 214. As famílias brancas das igrejas de santidade locais começaram a assistir também. O grupo se reunia periodicamente e orava pelo batismo no Espírito Santo. Em 9 de abril de 1906, depois de cinco semanas de pregação e de oração de Seymour, ao terceiro dia de um propósito de 10 dias, Edward S. Lee falou em línguas pela primera vez. Em outra reunião, Seymour compartilhou o testemunho de Lee e pregou um sermão em Hebreus 2:4, e também começaram outras seis pessoas a falar em línguas, incluindo Jennie Moore, que mais tarde se tornaria na esposa de Seymour. Alguns dias depois, em 12 de abril, Seymour falou em línguas pela primera vez, depois de orar toda a noite.












Casa da família Asberry na Rua Bonnie Brae Norte 214.

Notícias dos acontecimentos na rua Bonnie Brae Norte rapidamente circularam entre os afroamericanos, latinos e brancos residentes da cidade, e durante várias noites, vários oradores queriam pregar para a multidão de espectadores curiosos e interessados desde a porta da frente da casa dos Asberry. Membros da audiência incluíam pessoas de um amplo aspecto de niveis de ingresos e formação religiosa. Hutchins finalmente falou em línguas, assim que sua congregação inteira começou a assistir as reuniões. Pronta a multidão se tornou muito grande e estavam llenos de gente falando línguas, gritando, cantando e gemendo. Finalmente, a porta da frente caiu, forçando o grupo a començar a buscar um novo lugar de reunião.[11] Um morador do bairro descreveu os acontecimentos na Bonnie Brae Norte 214 com as seguintes




Eles gritaram três dias e três noite. Era época de Páscua. As pessoas vinham de todas partes. Na manhã seguinte não havia forma de acercarse a la casa. Assim que as pessoas entravam elas caíam sob o poder de Deus, e a cidade inteira se comoveu. Gritaram tanto que a base da casa se afroxou, pero nada restou erguido.









A influência da missão da Rua Azusa começou a diminuir à medida que outras missões e igrejas abraçaram a mensagem e a experiência do batismo do Espírito Santo. Uma visita de Charles Parham à missão, em outubro de 1906, resultou em divisão e o estabelecimento de uma missão rival. Parham não se conformava com a integração racial do movimento, e criticou as manifestações que ele viu nas reuniões.

Em setembro de 1906 a Missão da Rua Azusa lançou o jornal "The Apostolic Faith", que foi muito usado para espalhar a mensagem Pentecostal, e continuou até maio de 1908, quando a mala direta do jornal foi indevidamente transferida para a cidade de Portland, assim efetivamente isolando a missão de seus mantenedores.
O avivamento da Rua Azusa durou apenas três anos, mas foi instrumental na criação do movimento Pentecostal, que é o maior segmento da igreja evangélica hoje.


Biografia



Filho de ex-escravos católicos, converteu-se à Igreja Batista durante sua adolescência. Em 1895, com 25 anos, mudou-se para Indianápolis onde inicialmente exercia a função de garçom e posteriormente de representante comercial. Em Indianápolis frequentava a Igreja Metodista Episcopal, uma igreja predominantemente negra.

Em 1905, mudou-se para Houston, onde passou a frequentar a recém-formada escola bíblica de Charles Fox Parham em uma cadeira colocada no corredor, por ser negro. Foi aí que aprendeu as doutrinas do movimento Holiness e desenvolveu a crença em glossolalia (mais conhecido como dom de línguas) como prova do batismo com o Espírito Santo. Seymour mudou-se depois para Los Angeles, onde passou a exercer o pastorado em uma igreja da metrópole nascente. No entanto, não foi bem aceite ao começar a pregar a mensagem de reavivamento e batismo no Espírito Santo, e foi expulso da paróquia


Na procura de um lugar para continuar seu trabalho, ele fundou sua própria igreja num templo abandonado da Igreja Metodista Africana em Los Angeles, localizada na Azusa Street (Rua Azusa) no. 312. O resultado foi o Reavivamento da Rua Azusa. Seymour não só derrubou a existência de barreiras raciais em favor da "unidade em Cristo", mas também rejeitou barreiras às mulheres em qualquer forma de liderança de uma igreja. O reavivamento liderado por Willian Seymour virou notícia rapidamente, e em 18 de abril de 1906 o jornal Los Angeles Times publicou uma extensa matéria sobre o movimento, denunciando uma nova "seita", onde fundamentalistas compostos em maior parte por negros e imigrantes pobres que se dizendo movidos pelo Espirito Santo de Deus se manifestavam em línguas estranhas, denominado glossolalia, e também a pregação de curas e milagres.

Esse processo de renovação decorreu de 1906 a 1909, e se tornou objeto de investigação por muitos protestantes da época. Alguns diziam que as visões de Seymour eram heréticas, onde outros aceitaram seus ensinamentos e retornaram às suas congregações para repassá-las. O movimento resultante tornou-se conhecido como "Pentecostalismo", uma referência à manifestação do batismo com o Espírito Santo que ocorreu pela primeira vez no dia de Pentecostes (Atos cap. 2). Los Angeles foi o berço pentecostal italo-americano, e deu origem, em todo o mundo, à maior parte das denominações pentecostais existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário